terça-feira, janeiro 11, 2005

Bloqueios

Uma das vantagens de escrever num blog é a quantidade de papel que se poupa (que não se estraga) quando temos um chamado "bloqueio de escritor". Pessoalmente sempre me irritou ver nos filmes mais antigos, quando ainda se escrevia à máquina, os escritores redigirem duas linhas, depois amarrotarem o papel e lixo! O que será que eles pensam?

"Hum, afinal não é um bom começo; tenho que deitar isto fora porque o que eu quero mesmo é escrever o livro todo de uma vez, sem falhas, para depois não ter que o passar a limpo..."

Será que não era possível dar dois parágrafos, riscar o que foi rejeitado e recomeçar? Aproveitar o papel? Não! É uma formalidade que se tem de cumprir para se oficializar o bloqueio.

"Ok, já enchi o cesto com papéis amarrotados em que só escrevi três frases; agora estou oficialmente 'bloqueado'!"

E se em vez de deitar as folhas inutilizadas para o lixo, se lembrasse de as colocar à parte, num recipiente próprio, e depois as reciclasse? Não acha que era uma boa ideia?

"Não tinha pensado nisso..."

Pois, não pensou nisso... Óbvio que não pensou; se estivesse a pensar em condições não estaria com um bloqueio de escritor...
Com toda esta conversa, quem ficou agora bloqueado fui eu! Paciência: vou amarrotar o computador, deitá-lo para o lixo e amanhã tento escrever outra vez num computador "limpo"...